29.10.09

É chegado o dia verde...



30/10 é dia verde na blogsfera...


A idéia pertence do Jason, do k entre nós e se consiste na busca do maior numero de parceiros possíveis falando em nome de uma única causa, nesse caso ecologia. Não sei se o Jay vai conseguir a adesão que gostaria, mas a idéia é ótima e desde já dou meus parabéns. É legal ver gente tentando fazer uma boa utilização da rede.


Pois bem, se é pra todo mundo falar de ecologia quero tocar em algo que acredito que poucos vão tocar. A verdade é que sempre que se fala do tema nos são passadas medidas que podemos fazer por um mundo melhor. Como economizar água, energia, o que fazer do lixo... Tudo isso é muito importante e deve ser seguido, mas não podemos perder de vista a esfera política nesse processo, o quão devemos estar ligados em políticas públicas vinculadas a questões ambientais.


O nosso papel de bala entope bueiros e gera enchente, nós não devemos jogar lixo nas encostas, mas muito pior que isso são os detritos jogados pelas industrias. A questão da água é um excelente exemplo. Apenas 2,5% da água do planeta é doce, desses 70% estão congeladas nas calotas, e a maioria dos 30 que sobra estão em aqüíferos subterrâneos. Logo é importante que saibamos usar bem esse pouco que temos... Por isso toda essa preocupação em não demorar no banho, não ficar escovando o dente coma torneira aberta e etc. Porém é importante ressaltar, que na media mundial 70% do consumo da água é feito pela agricultura, 20% pra industria e 10% pro nosso uso. Por tanto mais importante do que todas essas medidas é fiscalizar, é procurar saber se essa água não está sendo desperdiçada, se pode ser mais bem aproveitada.


Essa semana passou um documentário na MTV chamado Toxic, falando sobre a situação do Brooklyn em Nova York. O bairro é um excelente exemplo do que pode acontecer quando as questões ambientais são completamente negligenciadas. Há 150 anos vem sendo vitima de uma industrialização irresponsável, que não tem outra preocupação além do lucro. O rio que o circunda tem aproximadamente 77 milhões de litros de óleo derramado. Nos EUA existem leis que proíbem a prática caso não haja autorização, mas as industrias responsável tem. Quando punidas foram obrigadas a limpar o rio, mas sem data definida, logo que pudessem. No vídeo o responsável pelas indústrias é grosseiro e debochado. Exime completamente a responsabilidade pelas doenças no bairro... Bairro esse que em um único quarteirão possui 36 casos de câncer.


Os EUA é o maior poluidor do mundo e foi um dos poucos paises a não assinar o protocolo de Kyoto, esse tipo de atitude deve ser repreendida, temos de nos informar, denunciar, manifestar... Cuidar da natureza é mais que reduzir o tempo do banho, é lutar por um mundo menos poluente.


Segue ai em baixo o último bloco do documentário... Tem quase 9 minutos, mas vale a pena passar um olho.



Um comentário:

  1. Amigo,

    Vlw obrigadão pelo apoio e participação. Foi muito bom foram dezenas e dezenas de postagens. Estou acompanhando quase que de blog a blog, foi muito além de minhas expectativas.
    Te agradeço de coração. Enfim boa estadia em S.P.
    bomfds, excelente feriado tb.
    Jay

    ResponderExcluir