28.12.10

Globo de Ouro e Oscar 2011




É chegado o fim do ano, e como eu bem disse no post anterior, época em que sou absolutamente consumido pela industria de massa e concentro minhas atenções em Hollywood e Reality Shows (ng é perfeito, gente.. O gato é assim, “ame-o ou deixe-o”... Não precisa nem sentir remorso pk o felino compreende esse pequeno déspota que tem dentro de você ).

Dia 25 de janeiro a academia libera a lista dos indicados ao Oscar, mas enquanto ela não sai a gente vai especulando pelas outras premiações que acontecem anteriormente, como por exemplo o Globo de Ouro. Os filmes mais concorridos no globo (e tb em outros prêmios como Bafta e do Screen Actors Guild) sempre concorrem pra estatueta. O globo lançou sua lista de indicados no dia 14/12 e terá seu premio no dia 16/01... E através dele já podemos destacar alguns filmes.

O Globo de Ouro é uma daquelas ocasiões que ilustram bem a máxima “Não basta ser serio, tem que parecer”.. Ou melhor, vou ampliar e dizer que na sociedade estética que vivemos é mais importante parecer do que de fato ser. Conheço uma penca de gente que torce nariz pro oscar, mas assina em baixo do globo. Tolice das grandes... Os filmes que são premiados nas categorias de drama são os melhores e são os que concorrem ao oscar tb. Em geral o que fica pelo globo e nem pelo oscar passa são os que concorrem na categoria comedia e musical onde o globo premia coisas como “Eu vos Declaro Marido e... Larry.”

Enfim.. Vamos às apostas.. Os cinco que concorrem na categoria melhor filme dramático estão concorrendo a vários prêmios o que me faz apostar em todos eles em pelo menos alguma categoria do oscar. São eles:


Cisne Negro
A Origem
A rede Social
O vencedor
O Discurso do Rei




Vi os três primeiros e gostei de ambos, tendo preferido, ate agora, A Origem... Uma historia envolvente que te deixa eletrizado do inicio ao fim além de um elenco de primeira.

Em Cisne Negro o destaque fica pela atuação Natalie Portman que concorre ao globo de melhor atriz de drama, da vilã vivida por Mila Kunis (não conhecia a atriz que deu um show de espontaneidade e sensualidade) e a direção impecável de Darren Aronofsky que tb concorre a melhor diretor. Darren, diretor do filme Réquiem para um sonho, aposta num clima de suspense e usa e abusa de terror psicológico que deixa o expectador ansioso pelo desfecho da historia.

A Rede Social pra mim peca um pouco com relação à velocidade.. É estranho, que ao mesmo tempo que tudo parece acontecer muito rápido, com diálogos corridos que as vezes me deixava perdido, a sensação que eu tinha é que esses fatos retratados eram irrelevantes e que quando a coisa de fato engrenou o filme acabou. O Ator principal concorre de melhor ator e é bem merecido, ele está ótimo. Justin Timberlake n concorre de coadjuvante, mas não fez feio.. Quem concorre nesta categoria é Andrew Garfield, que até então não conhecia, mas conheci e me apaixonei pelas perninhas finas dele.. Ele é tããão meu número... Ai ai.. Acho que to até amando!!! E sim.. Acho q ele atua bem sim.. Deve atuar.. Só pode..

Os outros dois que não vi são destaques no Globo. “O Discurso do Rei” é o que está em mais categorias (7), na seqüência vem o vencedor e A rede Social com 6. O que me leva a crer que alguma estatueta eles concorrem.

Os que concorrem na categoria de musical ou comedia são:

Alice no País das Maravilhas
Minhas Mães e Meu pai
Burlesque
RED - Aposentados e perigosos
O Turista



Desses só vi os dois primeiros. Alice pra mim foi à decepção do ano, esperava infinitamente mais. Não acho que concorre a nada.. Talvez maquilagem, efeitos especiais... Essas coisas!!! De repente Johnny Depp de coadjuvante.. Mas acho difícil.

“Minhas mães e meu pai” aposto com mais firmeza, meio sessão da tarde, mas um bom sessão da tarde.. E vamos combinar que sempre tem um filme meio sessão da tarde no oscar... Amor sem escalas e O diabo Veste Prada me parecem dois ótimos exemplos. Todavia não tenho problemas com isso.. Se o filme é gostosinho, roteiro amarradinho, historia bacaninha.. Por que não??? O filme conta de dois irmãos filhos de um casal de lésbicas (cada um fecundado por uma mãe por inseminação artificial) que resolvem procurar o pai. Anette Benning e Julianne Moore dão um show no papel de lésbicas e concorrem ambas como melhores atrizes de musical ou comédia. Assumo que ele é meio que politicahomossexualmenteincorrento, mas continua sendo gostosinho mesmo assim.

Dos três que restam, considerando que Burlesque só concorreu de melhor comedia ou musical e teve duas músicas concorrendo em canção original. Acho difícil que vá para o oscar, a menos q seja nessa categoria, mas nada de mais serio... Infelizmente, juro que quero ver a Cher no tapete vermelho.

O Turista traz Johnny Depp e Angelina Jolie no elenco.. Concorre a pouca coisa, mas as pessoas andam falando bem.. Sou muito cético com produções que envolvem Angelina Jolie. Acho ela uma pessoa pública ótima, linda e etc e tal, mas diferente do marido ela só se mete em filme de qualidade duvidosa. Tirando Garota interrompida (seu único Oscar) não vi nada dela que me parecesse serio.. Nem “A Troca”, pra ser bem sincero a vocês... Pra mim concorreu sem merecer. O último dela que vi no cinema foi Salt, senti muita vergonha alheia.. Imagino ela assistindo o filme pronto com Brad Pitt, eu juro que ia ficar me justificando o filme todo. A mulher parecia a professora do Magaiver.. RI – DÍ - CU - LO .

Qto ao tal RED, com esse título acho que não preciso nem comentar... Só o globo mesmo...

É isso meninos, não sei quem vai conseguir chegar até o final desse longo post, espero que até a premiação parte de vocês consigam ver alguns dos filmes pra gente poder trocar figurinhas que eu adoro. Antes achava que era meio lenda essa coisa dos anos pares e impares do Oscar, desde que acompanho percebo que é a mais pura verdade.. Basta dar uma olhada nos vencedores de melhor filme... Nos últimos quatro anos tivemos:

2007 - Os Infiltrados
2008 - Onde os fracos não tem vez
2009 - Quem quer ser um milionário?
2010 - Guerra ao Terror

Bem... Acho q dispensa comentários.. Os anos ímpares são sempre infinitamente melhores. Se ano passado à disputa ficou entre avatar e guerra ao terror esse ano podemos esperar coisa melhor sim e pelo que to vendo não vou me decepcionar. Aguardemos!!!

3 comentários:

  1. ai, eu sou team inception EVER!!!
    vi o filme duas vezes no cinema, ja baixei no pc e quero comprar o DVD. sim, pq sou desses... o filme merece. é otimo. ainda nao vi 'black swan' mas digo q 'inception' é o melhor filme do ano.
    pretendo ver todos os filmes candidatos ao oscar de melhor filme ate a premiação. ano passado nao consegui ver 'guerra ao terror' e ate hj tá me esperando. não desce!
    anyway, ja to todo trabalhado na ansiedade esperando pelo oscar...

    bjs do voy

    ResponderExcluir
  2. Ontem vimos Cisne Negro e gostamos pacas! Fiquei contente por Mila Kunis finalmente sair da comédia e entrar num personagem sedutor e envolvente. E natalie portman é incrível, mas precisa sair desses personagens ao qual se sente a vontade. Júlia Roberts já faz isso e basta!
    Darren Aronofsky a cada trabalho mostra que é um grande diretor. Gosto muito!

    ResponderExcluir