29.1.12

Oscar 2012.. Primeiros Passos!!!

Finalmente comecei a minha maratona Oscar 2012 neste final de semana. Dos 20 filmes presentes nas categoria que me interessam assisti seis, todos da categoria melhor filme (e em algumas outras, é claro). Sei que ainda é cedo pra tá falando muita coisa, não assisti todos os filmes de nenhuma categoria, mas já começo emitindo algumas opiniões.

Inicialmente devo dizer que esperava uma bela bosta esse ano, o que é comum nos anos pares que premiaram filmes como “onde os fracos não tem vez” e “Guerra ao Terror”.  Fui gratamente surpreendido por filminhos bem bacaninhas e alguns que gostei bastante... Claro que sempre tem uns filmes meio mamão, mas tem bastante coisa legal dessa vez e com um detalhe que achei no mínimo curioso... Finais Felizes.. Pelo menos por enquanto muitos finais felizes... De um dado momento pra frente foi convencionado que um filme pra ser impactante tem que ter um final triste, finais felizes tem cara de irrealidade... No Oscar 2012 estamos cheios de historias com finais deliciosamente felizes, como fazia tempo que eu não via.

Primeiro filme que comecei vendo foi “O Artista”... Frances, mudo e preto e branco.. Pensei: Puita merda, deixa eu começar com o mais chato.... Beleza, não foi o melhor filme que vi na vida, mas já vi muita coisa muito pior. O filme conta a historia de um Astro do cinema mudo de 1927 que resiste a passagem pro cinema falado.



Minha amiga, que assistiu comigo, no final diz: “O filme é ótimo... Considerando o contexto, a ideia, a pegada e blá blá blá blá”... Bem... Percebam... No último post do Fred no TPM ele deu umas opiniões sobre filme se dizendo completamente amador e diz que falando de forma mais técnicas já tem muita gente em blogsvillle que o faz, colocando umas pessoas de exemplo, dentre elas eu... Ledo engano.. Não entendo nada de técnica de cinema, sempre falo como expectador, não sou crítico de nada.. Sou alguém que paga pelo ingresso, minha coca, meu balde de pipoca e daí gosto do filme ou não... E no lugar desse expectador penso que se tenho que considerar muita coisa e ler uma tese de mestrado sobre o filme pra poder acha-lo bom é por que ele é ruim...

Porém, mesmo sendo alguém urbano, mesmo não me agradando essa ideia de retorno (com tom de retrocesso que abre mão de tudo que se tem de tecnologia em prol do cinema arte), mesmo sendo um progressista, devo assumir que achei que seria pior, que tiveram algumas cenas que gostei bastante, achei superbacana às poucas vezes em que o áudio foi usado no filme e gostei da atuação Bérénice Bejo que vem concorrendo de atriz coadjuvante.



Jean Dujardin tb concorre de melhor ator e levou o Globo na categoria de comédia ou Musical... Raramente atuações masculinas me impactam... Em geral os acho sobreos, austeros, com pouca expressão. Dessa categoria assisti, além de “O Artista” , “O Homem que Mudou o Jogo” e “Os Descendentes”... Aqui quem tem o Favoritismo é o Cloney por seu papel em “Os Descendentes” que o garantiu o globo de melhor ator dramático. Todavia eu achei mais bacana mesmo  foi Brad Pitty no homem que virou o Jogo.. O Filme é dirigido pelo mesmo diretor de Capote e tem uma lavada muito parecida... Ritmo lento, cores ocre, cenas escuras e um puta protagonista segurando com força... Durante o filme um personagem tb me chamou atenção, passei o filme todo dizendo que ele merecia concorrer de melhor coadjuvante e quando acabei e fui conferir a lista tive a grata surpresa de vê-lo por lá...





George Clloney vem num filme delicioso, me fez lembrar amor sem escalas em vários momentos.. O personagem era semelhante, sua atuação mais uma vez próxima de uma jovem e talentosíssima atriz, personagens divertidos e um filme que fala de coisas sérias de forma leve. Ora vc se emociona, ora vc morre de rir... Delícia de filme... As duas atrizes (Amara Miller e Patricia Hastie) que fizeram as filhas de 10 e 17 anos tb poderiam concorrer de coadjuvante, mandaram muito, muito, muito bem...




Todavia, ainda que concorressem dificilmente ganhariam.. Teriam de bater de frente com as duas concorrentes de peso... Octavia Spencer (vencedora do Globo de Melhor Coadjuvante) e Jéssica Chastain de Histórias Cruzadas. Esse é o meu favorito até agora.. O filme fala sobre a realidade das empregadas negras do Missipi na década de 70 que criavam os filhos de uma aristocracia branca e extremamente racista. Se trata de um filme emocionante que conta tb com a atuação brilhante de Viola Davis, concorrendo como atriz principal. O Favoritismo é de Meryl Streep (e super-acho que tá na hora dela levar de novo), ainda não vi o filme e nem da pra comparar, mas olha... Viola deu um show.. O filme é lindo, me emocionei diversas vezes...




 Minha decepção: Hugo Cabret do Scorsese... Chato, chato, chaaato!!! Levou o Globo de Melhor Diretor e essa é daquelas coisas que não consigo compreender. O filme não tem a cara dele, a historia é mala e mega-cansativa.... Ele tem duas horas e meia enqto o Artista uma hora e meia.. Considerando essa questão temporal acho que ele teve mais cenas mudas do que a porra do filme mudo... Não me tocou em nada!!!





 “Meia Noite em Paris”, vi no meio desse ano no cinema, nunca imaginei que estaria, aliás nunca imagino isso do Woody Allen, tirando Vicky Cristina Barcelona, os filmes dele são realmente mornos demais. Esse tem até uma moral que gosto bastante... Fala dessa vibe das pessoas sempre estar valorizando o período anterior, achando que os velhos tempos são sempre os melhores... A ideia é legal, mas é tudo tão bobinho, obviozinho e amarradinho que se o ministério da educação resolvesse fazer uma campanha no ensino fundamental das escolas públicas do Brasil pra mostrar pras crianças que Carlos Nascimento falou bobagem com aquele papo de “já fomos mais inteligentes” eu o recomendaria... Pra isso sim, pra concorrer como melhor filme, na principal festa do cinema mundial... Jamais!!!!




Por hora é isso.. Continuarei assistindo e vou os informando!!! 

4 comentários:

  1. adorei a critica ao Meia Noite em Paris, hauahuahaua, mto bom!

    ResponderExcluir
  2. adorei a critica ao Meia Noite em Paris, hauahuahaua, mto bom! [2]

    Agora Gatón, o filme eu assisti no cinema mesmo. Mas olha, é uma boa pedida arrumar um link pra ver em casa, porque o filme é longo e apesar de estar adorando, lembro que minha bexiga quase explodiu! XD

    ResponderExcluir
  3. E depois vem me dizer que não é gabaritado?!??! FaçameofavorGatón!!!!!!
    E "Borboletinha de Taubaté" rende até nome de minissérie... hahahaha! 'Dorei! Bjundas!

    ResponderExcluir
  4. Esperamos mais críticas depois de saborear essas.. ^^

    ResponderExcluir