3.4.12

O ponto

Cara...
Eu sei que o video tem 19 minutos e é foda nego ir num blog e encontrar um vídeo de 19 minutos da Regina Casé falando, mas olha... Dia desses botei a resposta pro Cara comum aqui, meu último post foi sobre o texto da Lia Luft e esse video resume tudo, sabe??? Tudo que penso a cerca de cultura pop, cultura de massa e tals, com ela que eu não canso de admirar e me identificar que é a Regina Casé... Se não puder agora volta depois e veja, vale a pena!!!!


[edited]

Ok... Eu assumo, é muito.. Nem eu mesmo veria, resolvi trancrever aqui a parte do discurso dela que mais gosto.

O que eu acho mais incrível (referindo-se a manifestações populares como o funk, o tecnobrega, kuduro e etc), e isso que eu queria muito passar pra vocês, é que isso não é uma latência, não é uma tendencia tímida, não é uma coisinha que tá acontecendo por ali. É uma industria cultural gigantesca, que é totalmente estigmatizada, totalmente ignorada pela economia oficial, pela mídia oficial (...) Ela é totalmente estigmatizada e negligenciada pelas instancias que legitimam o que é cultura, o que é popular... Eu acho que esse é o ponto principal do que eu quero falar. Acho que as políticas culturais, mesmo as mais bem intencionadas, mesmo as mais boazinhas (...) Ou elas ignoram e fingem que isso não acontece ou tem até... Vou afalar a verdade, elas tem um certo nojinho, uma certa repugnância por isso ai... Isso não é cultura e muito menos popular... Então o que é isso que tá acontecendo na periferia do mundo todo??? Esse é o ponto... Não só a gente não está aproveitando economicamente, socialmente, esse fenômeno desse tamanho, dessa magnitude, como a gente não está incentivando.. Pk uma coisa que eu sinto é que há também uma tentativa que eles abandonem esse tipo de produção cultural, oferecendo uma outra coisa que seria mais digna, mais cultural e que eles deixem de fazer isso.. Isso que está absorvendo numa velocidade incrível, com uma apropriação totalmente nova, das mais novas tecnologias, isso que tá produzindo uma renda local, que está resolvendo problemas gravíssimos de desigualdade e de má distribuição de renda.. Então a ideia de quem realmente legitima o que é cultura e o que é popular é que eles abandonem isso e que seja oferecido alguma coisa mais chique... De mais qualidade... Eu acho que esses produtos que são oferecidos, na minha opinião, são produtos que tem uma visão muito ingenua, muitas vezes preconceituosa do que seria tradição e do que seria qualidade... Esse que eu acho que é o ponto.


   

6 comentários:

  1. então, assim, só quem é obrigado a ver é o Cara Comum né?
    hauahauhaua

    ResponderExcluir
  2. Podem me matar, mas eu AMOOOOOOO a Regina C.
    HAHAHHHAHAHAHAHHAHAHAH.

    - Todo mundo esquenta...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu vou dizer que vi duas vezes com prazer e só não vi uma terceira vez porque são 16 minutos e 18 segundos, né minha gente?? (mas que foi anunciado de forma pessimista como 19 minutos)

    Eu concordo totalmente com essa sua visão e com o que a Regina Casé disse nesse vídeo!!

    Aliás, toda vez que ouço um funk que cai no gosto popular, por exemplo, eu penso: "Chuuuuuuuuuuuuupa, sociedade!". Porque, no final, esse é o recado que a cultura popular passa quando quebra as barreiras que lhe são impostas...

    Abraços!

    PS: Adorei a letra da música Lei Cidadão (que antes se chamava "O Direito do Viado")... Só não consegui encontrar pra baixar... :(

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto da Regina Casé desde sempre!
    Acho que tem uma brasilidade master e seu argumento neste caso digno de aplauso.
    Ultimamente só esse programa dela que não me desce muito... fico às vezes com a impressão de que o Brasil só existe de São Paulo pra cima. Cadê o xote? Cadê a vanera? Cadê a chula? Onde ficamos nós "criados em colônias alemãs" porém tão brasileiros e populares quanto qualquer funkeira em trajes de lycra?!?
    Feliz Páscoa, Gato!

    ResponderExcluir
  5. gente... confesso q vi apenas o dia q ela homenageou minha terra e achei o fim

    ResponderExcluir