23.7.12

Muito bom, Jhon...



As novelas andam cada vez mais perdendo lugar na audiência.. Eu sou um bom exemplo disso.. A vida toda fui uma referencia de fã da teledramaturgia.. Lia revistas sobre o assunto, acompanhava programas, sempre muito interessado... Todavia a ida não é mais a mesma... Acompanhar uma historia sequenciada, de segunda a sábado, com uma hora e meia de duração pelo período de oito meses é um entretenimento que não vai de encontro com as demandas dos corridos dias atuais. Além disso, as outras emissoras abertas começam a melhorar na qualidade de suas produções, a TV fechada se torna mais acessível, a internet uma concorrente pra televisão.

Nesta conjuntura surge João Emanuel Carneiro... Jovem, se comparado com os outros autores da emissora (42 anos), o autor chegou na casa como colaborador em algumas minisséries, até ser o autor principal de uma novela das 19:00.. Da cor do pecado, o primeiro trabalho sozinho, já traz consigo uma novidade... A primeira protagonista negra da televisão brasileira... A novela é um sucesso e ai ela escreve cobras & lagartos... Mais uma bem sucedida.. É no seu terceiro trabalho que o autor já é convidado pra uma novela das oito e ele vem com A Favorita.

A novela tem uma audiência generosa, a protagonista Donatella e a vilã Flora são ansiosamente acompanhadas pelo país... A linguagem era diferente, parecia uma novela policial, algo próximo a Janete Clair. Até a metade da novela o autor manteve para o público o mistério e quem era a verdadeira vilã.

Agora ele vem com Avenida Brasil... Com uma película diferente (as mesmas que produzem os filmes Americanos) o autor não se preocupa apenas com o conteúdo de uma historia, mas com a estética da cena... Valoriza um ângulo, um detalhe, uma luz...






Na historia temos uma mocinha sedenta por vingança, o que já é uma grande quebra de paradigma.. Pessoas boas podem desejar vingança??? Mas o perdão não deveria ser uma prerrogativa da bondade??? Pode uma mocinha ser fanática por ser vingar a ponto de ver pessoas próximas serem prejudicadas e não parar de avançar com seus planos??? Uma mocinha do João Emannuel Carneiro sim..

As atuações andam sendo elogiadas, em especial da vilã... Debora Falabella, eu desde sempre, achei uma escolha fraca, já Adriana Esteves... Bem.. Eu sempre achei Adriana Esteves fantástica.. Até “O Cravo e a Rosa”.. Seu primeiro trabalho com humor.. Foi incrível.. Daí pra frente ela resolveu seguir pelo perigoso caminho da comedia e foi Catarina Batista em todos os seus papeis.. Exagera, estereotipada e surreal...Carminha veio para relembrar ao público a Adriana Esteves dramática.. Se ela não continua estereotipada.?? Eu não sei dizer, mas sei que tanto no caso da mocinha qto no da vilã, os papeis foram presentes para as atrizes, pk as personagens são fantásticas.

Se de um lado temos uma mocinha vingativa, temos mais uma super-vilã do João Emannuel.. Ele já nos presenteou com Barbara em Da cor do pecado, seguiu com Leona em Cobras e Lagartos, Flora na Favorita e agora Carminha.. 





Pra mim, das quatro em questão esta é a melhor... Então é pk ela humilha todo mundo, é desequilibrada e narcisista.. Isso todas as outras eram.... Mas é por que a super-vilã ama o filho mesmo sendo duramente tratada por ele o tempo todo... Em algum lugar em todo aquele poço de maldade há um coração S2...

Nós amamos super-vilãs e João Capricha na tinta dos seus quadros. Neste sábado criou mais uma cena daquelas antológicas da televisão brasileira, dando 43 pontos de audiência pra trama... Antes de falar sobre a cena em si me deixa fazer a crítica de uma vez. Carminha descobre que Nina, sua empregada (e até certo momento confidente) é a menina que ela jogou no lixão renascida e disposta a se vingar... Resolve então dar um susto nela e a enterra viva de uma forma que ainda pudesse se livrar. Ela sabe que está a meses sendo vigiada, que Rita sabe muito sobre ela e tem acesso a seu marido e filho... Mas após esse susto se sente livre, leve e solta, na certeza de que ela nunca mais voltará... Hello, né Carminha??? Faça-me o favor... Vc a jogou no lixão com 8 anos e ela voltou.. Acha que chegou até esse ponto e ia desistir??? É um pensamento muito primário pra uma personagem tão sagaz.

Mas vamos a cena.. A estética... A imagem de Nina sendo enterrada, saindo de dentro do tumulo, desmaiando, sendo acordada pela chuva, perambulando imunda pela estrada até ser resgatada.. Foi perfeita em cada detalhe.. Sua imagem na cova, o zoom no seu olho marcando os cílios sujos de terra enquanto a chuva cai, a mão que sai da cova.... Sensacional... Digna de um post, digna de ser comentada, digna de ser badalada... Ninguém aguenta mais as piadinhas  relacionadas a Avenida Brasil no FB, mas esse é um resultado de um trabalho bem feito, Senhores.. Nada mais justo..



Ps. Já que é pra falar bem do homem, não posso deixar de citar aquilo que já é marca das suas novelas.. Um bom tango... Bajofondo agora é o tema de Carminha (e toque do meu celular), tb fez a abertura de A Favorita.. Em Da cor do pecado a música tema da vilã era do Gotan Project e se chamava Epoca... Vale conferir...


4 comentários:

  1. hehehe
    eu vi, por acaso eu estava assistindo, e achei realmente incrível.

    ResponderExcluir
  2. GO CARMINHA!!!!
    Hahahaha!
    E vc - se não se encaixa em nenhuma das 4 opções - deve ser a Penny!!!! Hahahahaha!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não acompanho, mas se vc está dizendo que foi isso tudo, preciso conferir NOW!

    ResponderExcluir
  4. nunca fui fã de novela e ainda estou no trabalho, mas daí ligam a tv e até vejo uma cena ou outra... Acho que realmente esta vila da Adriana Esteves está demais!! Todo mundo falando muito dela. Está marcante.

    E outra que nunca na vida vou esquecer é a Carol Dieckmann no papel de Leona, achava ela tão linda, mas tão linda que nem me importava, só ficava babando nela.

    ResponderExcluir