17.1.14

A Batalha do Passinho.


Daí que descobri esse vídeo e morri, né???



Fiquei apaixonado pela ideia, pela película, pelos dançarinos, pelos músicos, pela plateia, pela dança, pelo charme e por toda e quaisquer coisa que esteja vinculada ao vídeo.

Pesquisando mais descobri que o flashmob foi uma das divulgações da Batalha do Passinho, que seria um concurso que teve sua segunda edição na capital carioca nesse ano. O concurso acontece em 16 comunidades pacificadas no Rio de Janeiro e os vencedor ganha 10 mil pratas enquanto o segundo 8 e o terceiro 5. Além disso o melhor de cada uma das 16 comunidades estará contratado para o espetáculo "Na Batalha" que ficaria pelo menos 2 meses em cartaz no Rio. Esta ideia seria um projeto embrionário para primeira companhia de dança formada por dançarinos do passinho. Fiorella Matteis (oi??), Sandra de Sá e Carlinhos de Jesus são alguns dos jurados do concurso.

Pesquisando um pouco mais descobri que o dito "passinho" atualmente é interpretado quase que como uma vertente do funk carioca. A Batalha do Passinho não é só o nome do concurso, mas também de um documentário que conta quando "Beiçola" e seus amigos fizeram um vídeo chamado "passinho foda", publicaram no you tube alcançando mais de 4 milhões de acessos e foi amplamente reproduzido nos Bailes Funks. No Funk o destaque vai pra figura dos MCs e DJs, no tal Passinho quem se destaca é o moleque que tah na pista.

Confira o trailler

Olha, gente.. Nego pode torcer o nariz a vontade, a estancias que pensam definir o que é ou deixa de ser cultura tmb podem torcer o nariz a vontade, podem ignorar o talento dessa gente, podem fechar o olho o quanto desejarem pra essa força enorme que gera renda, que muitas vezes livra as pessoas da marginalidade, podem ficar a vontade mesmo, mas eu a vida inteira vou me achar é aqui... Nesse lugar, esse é meu carnaval. Dia desses um amigo me botou num grupo cheio de gente chatíssima discutindo o globo.. Chatérrimos, adoro filmes, mas em se tratando de gente.. Mil vezes a galera do passinho impostando vídeo no you tube, mas com verdade. Não tenho saco pra gente enlatada, plastificada e com gosto de isopor. 

"E poder me orgulhar e ter a csnciencia que o pobre tem seu lugar.. Fé em Deus!!!"
Cidinho & Doca -  Rap da Felicidade

6 comentários:

  1. Pois é, Gato, pois é, essas batalhas de dança são comuns no hiphop, e esse passinho aí já era bem comum em São Paulo, inclusive, nas baladas gays (onde aprendi), muito antes de ter aparecido no Rio, apesar de que ele tem um tanto de samba que Deus abençoe (inclusive devo ter aprendido fácil porque eu já sabia sambar), mas isso de fato não tira o talento e o valor dessas pessoas, claro que não, todo discurso que vende o funk como cultura ruim é elitizador, temos pequenos gênios nesse universo como a Valeska que fala para um público específico aquilo que eles querem ouvir, se incomodar com o funk, portanto, é impedir que um outro grupo se manifeste também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foxx e suas facetas, canta, desenha, escreve, fotografa, escreve e opa.. Dança o passinho foda!!!

      Excluir
  2. Gato, meu querido... tá profícuo na escrita, hein! Adorei o “Gênio e o Monstro”! Saber distinguir a obra (que é pública e, portanto, sujeita apenas à crítica de conteúdo) do autor (que é do âmbito do privado) é o ponto central, que a maioria das pessoas parece não se dar conta. E, misturando esses dois níveis, pra mim, toda crítica passa a ser carregada de “moralismo barato”.

    Nesse post aqui (finamente ilustrado rs... muito bons os vídeos!) a lição que me passa diz respeito ao que muitos tentam classificar como sendo “cultural”, ou não. Pra mim cultura é tudo o que melhor expressa as descobertas particulares de cada indivíduo, no mundo que o cerca. E que não deve ser confundido com “gosto pessoal”. Palavra chave aqui: se tem verdade, toda manifestação é cultural, né!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem uma relação de um "fãzamento" mutuo muito grande, aforo a clareza com que vc escreve, em poucas palavras fala tudo que eu levo a eternidade escrevendo!!!

      Excluir
  3. Gato, esse concurso passa na TV faz tempo, amigo! Achei que vc já sabia da existência dele...

    Enfim, galera não se dá conta de que culturas podem ser diferentes e que, se vc não gostou de determinado aspecto de uma cultura, isso diz mais a respeito de vc do que da cultura analisada em si...

    Sabe, uma das expressões que eu mais detesto é "bom gosto" e minha repulsa ao ouvir a dita cuja tem tudo a ver com o que vc escreveu aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a batalha do passinho teve sua segunda edição em 2013

      Excluir