16.2.14

Oscar 2014 - Diretor, ator coadjuvante e ator

E foi nessa manha de domingo nublado que encarei 3 horas do Lobo da Wall Street matando mais três categorias... Vamos a elas

Diretor

David O Russell - Trapaça
Afonso Cuáron - Gravidade
Steve McQueen - 12 anos de escravidão
Martin Scorcese - O Lobo da Wall Street
Alexander Payne - Nebraska

Criar uma torcida aqui é fácil, não que existam filmes ruins concorrendo, muito pelo contrário, mas tem um "maestro" nessa galera que não tem como não premiar. Todos os anos em alguma proporção podemos grosseiramente dizer que Oscar se divide em três grupos de categorias a serem premiados. Os que concorrem em categorias específicas como filmes estrangeiros, curta, documentários, animação e etc; as categorias técnicas que dizem muito da estética do filme, como direção de arte, edição de som, fotografia, maquilagem e etc; e por fim o que eu acompanho que são as categorias que vou chamar de "arte", que vai premiar os roteiros, artistas, diretores. Daí vc vê filmes como Vingadores, Salt, Homem de Ferro e outros que não tem histórias espetaculares e nem grandes atuações, mas que justamente concorrem nessas categorias técnicas.. E tmb filmes que muitas vezes só concorrem nessas categorias mais artísticas e a nenhuma (ou em poucas) categorias técnicas. Esse ano vários filmes que estão nas categorias "arte" tmb estão concorrendo em várias categorias técnicas. Gravidade concorre em Design de produção, fotografia, edição de som, montagem, trilha; Trapaça  tmb está em montagem, design e figurino e por ai vai.. Isso denota que para além de grandes histórias esses filmes foram bem cuidados... 12 anos de escravidão e o Lobo são duas mega produções, Trapaça não fica muito atrás com uma preocupação estética bacana que se afina a história, ao clima dos personagens... Nebraska um filme lindo, muito bem cuidado nos pequenos detalhes, mas minha gente... Gravidade é uma hora e meia de filme no mesmo cenário que te prende absurdamente... Não é um roteiro brilhante, mas o diretor consegue fazer um suspense absurdo, fiquei ligado no filme minuto após minuto... Afonso Cuáron levou o globo de melhor diretor e penso que merece o Oscar na mesma proporção.



Ator Coadjuvante

Barkhad Abdi - Capitão Phillips
Bradley Cooper - Trapaça
Michael Fassbender - 12 anos de Escravidão
Jonah Hill - O lobo da Wall Street
Jared Letto - Club de Compra Dallas

Aqui tmb ficou fácil, pra mim por que alguém se destaca bem... Brandley Cooper e Jonah Hill tiveram boas atuações, mas falar em premiação me parece um excesso, sabe??? Fosse comparar com música diria que foram dois cantores afinadinhos. Michael Fassbender dando vida ao Cruel dono de Escravo em 12 anos de escravidão bate um bolão, chega a irritar o expectador, mas ainda não está no nível dos seus concorrentes. Barkhad Abdi tah muito bem no papel do sequestrador somaliano, mas eu fico me perguntando até que ponto o fato de ser Somaliano de fato , não colabora significativamente pra constituição desse personagem, precisava vê-lo em outros papeis... O sentimento que tive vendo ele atuando foi o mesmo que tive quando vi a atriz que concorreu pro Precious no pário.. Afinal ela de fato era de origem humilde, negra e obesa, o que me leva a entender que parte do drama da personagem talvez tmb fosse seu. No caso de Barkhad o próprio shape dele ajudava para o papel. O destaque aqui é o Senhor Jared Letto, aquele príncipe lindo, dando vida a uma travesti com perfeição.. Inclusive foi a nossa super-transformação do ano de 2014, um papel ousado, muito diferente de todos vivido por Jared no cinema e muito diferente da imagem pública do artista. Está perfeito no andar, no gesticular, no figurino.. Tudo, tudo, tudo.. Super fácil de torcer, tem ganhado todos os prêmios de ator coadjuvante e nada seria mais justo.



Ator

Christian Baile - Trapaça
Bruce Dern - Nebraska
Leonardo DiCaprio - O Lobo da Wall Street
Chiwetel Ejiefor - 12 anos de Escravidão
Matthew McConaughey - Clube de Compras Dallas

Aqui é onde meu coração parte, a concorrência da pesadíssima... Chiwetel Ejiefor em 12 anos de escravidão é o Negro livre que vivia no norte dos EUA quando o sul ainda era escravocrata e foi sequestrado se mantendo 12 anos como escravo. Se a atuação foi ruim?? Nunca, mas pra mim cai no mesmo caso do Brandley Cooper e Jonah Hill, afinado, um bom trabalho e ponto. Bruce Dern atuou divinamente em Nebraska, um personagem mal humorado e divertido ao mesmo tempo, consegue passar no expectador irritação junto com vontade de por no colo, foi brilhante. Christian Baile pra mim é o maior concorrente do favorito por que de fato tah muito espetacular, não vou nem entrar no mérito dele ter engordado absurdamente pro papel e se proposto a ficar com aquele cabelo medonho, mas os trejeitos do trapaceiro, sabe??? A maneira que gesticula, as caras e bocas, o personagem tah muito bem composto e nos detalhes, é impecável, se ganhar é merecido e se perder é por que o ano tah complicado mesmo.  Leonardo DiCaprio só pra variar está ótimo, sou super-suspeito a falar, acho que academia mega implica com ele, merecia muito mais do que as quatro indicações que teve até hoje e já passou da hora de ter ganhado, não acho que foi a melhor atuação do ano, mas torço tanto por ele que se ganhar bato palma. Agora... Matthew McConaughey, Senhores... Olha brilhante e espetacular é pouco... A questão toda é que ele fazendo um personagem absolutamente marrento e homofóbico consegue ganhar a minha simpatia de cara O porque disso eu não sei descrever, mas tem carisma.. E como que atua o carisma de um personagem antipático?? Não sei, pergunta a Matthew McConaughey pq ele da aula. Ganhando prêmio por ai a torto e a direito tem minha torcida, numa atuação pra lá de merecida. Acho que o diretor desse filme foi muito feliz em ter Matthew McConaughey e Jared Letto no mesmo elenco.



Quando terminei de fazer esse post fui dar uma olhadinha pra ver já tinha disponível a última legenda que me faltava, de Philommena e pra minha surpresa estava lá.. Não tah das melhores, mas vou encarar. Se não ver hj ainda, no inicio da semana mato, daí falo sobre as categorias que faltam que é atriz, roteiro adaptado e filme. Depois é só aguardar a festa com o balde de pipoca na mão e redes sociais ligadas, até lá!!!


2 comentários:

  1. Vou ver Club de Compra Dallas, mas confesso que Matthew McConaughey nunca me convenceu, vou dar essa chance a ele, rs.

    ResponderExcluir