6.3.16

O mundo Sensacionalista!

Pensando numa escala nacional foi bem movimentada essa semana que passou, seguindo bastante o ritmo que minha vida tem seguido, acho que deve ter algo de muito doido acontecendo com os astros, preciso consultar o Foxx sobre este fato. 

A semana começou com as redações tendo como pauta apenas os enfadonhos 20 anos de morte dos mamonas assassinas, foi atropelada pela "prisão de Lula" e expulsão da primeira participante em 16 anos de BBB (morta por não estar acompanhando essa pérola). Todos esses elementos compondo um único cenário, gera em mim o exercício quase que involuntário de procurar uma linha entre tudo isso, (que sinceramente não foi nada difícil). O que tá mais que claro e ficou ainda mais essa semana, foi que tanto nós quanto as redações nos tornamos uma máquina "infreável" de sensacionalismo... O mundo tronou-se uma grande imprensa marrom.

 Hiper valorizamos uma bandinha mequetrefe que certamente teria caído no ostracismo se não tivessem morrido, assistimos a operação lava jato com ares de reality show, formando torcida e vibrando a cada movimento, fazemos boicote no peiperviu pq a nossa jogadora foi injustiçada pela globo (quem não é?)... A sensação que eu tenho é que quem está fazendo a pauta do mundo é a Sônia Abraão.



Vivemos na sociedade da informação, nunca soubemos tanto, de forma tão rápida e vertiginosa. Palmas pra gente! Do dia pra noite todo mundo descobriu (ainda que de forma meio torta) o que é um partido de direita e de esquerda, mas a bem da verdade é que junto com isso, o que tbm fica claro é que a informação sem educação geram verdadeiras deformidades. Somos educados para obediência e não pra reflexão, a maior crítica que uma criança pode receber é "que desobediente", falamos isso com ares de mágoa, num jogo passional e dramatizado que constrange a criança por não seguir nossos comandos em vez de tentar faze-la entender pq não deveria ter feito "A" ou "B".

Semana retrasada nasceu minha primeira sobrinha e daqui há alguns meses meu primeiro afilhado. Tanto minha prima quanto minha irmã optaram por fazer um quarto Montessoriano o que me deixou imensamente feliz. Pra quem não conhece, o quarto Montessoriano tem como proposta seguir as premissas da linha Montessoriana de educação, que visa sobretudo a autonomia. A cama da criança é um colchãozinho no chão, prateleiras e araras são colocadas na altura delas  e opções de roupa e brinquedo são colocadas numa quantidade em que ela não se atrapalhe e consiga fazer escolhas. 

Quero muito acreditar que meus descendentes vão ser melhor trabalhados do que nós fomos quanto a reflexão e sobre fazer escolhas. Os itens dispostos no guarda roupa vão crescendo junto com a maturidade da criança da mesma forma que as referências vão aumentando no mundo. É preciso educar para que seja autônomo, mas sobretudo para que consiga ter lucidez em meio a grande avalanche de informações que tornou-se o mundo. 

2 comentários:

  1. Eu que sou de uma geração que não tinha internet as vezes me assusto mesmo é com o odio que principalmente as redes sociais vem propagando.
    Na televisão, ja estou vacinado com a manipulação de noticias e de ideias. Sempre me lembro de uma frase de sei la quem: uma pessoa é inteligente, o povo é burro. Nisso quem tem mais manda mais e sabe bem como guiar toda a massa. Evito ver noticiário na televisão e não uso mais rede social, da nojo.

    ResponderExcluir
  2. Estamos precisando mesmo de que a geração que nos suceda seja melhor que nossa...

    ResponderExcluir